PPG Química UFPE

Confira as notícias da Pós Graduação em Química da UFPE


Artigo produzido pelo PPG é capa da revista Analythical Methods

O artigo “Lab-on-a-Drone: remote voltammetric analysis of lead in water with real-time data transmission” é capa da revista Analytical Methods do mês de outubro. Produzido pelo grupo de pesquisa do nosso Laboratório de Instrumentação e Automação em Analítica Aplicada (Lia3), coordenado pelo professor Vagner Bezerra dos Santos, o trabalho descreve o método de detecção de contaminantes em água ambiental a partir do uso de um drone.

Controlado remotamente via Wi-Fi, o Lab-on-a-drone é montado para adquirir amostra de água, executar a detecção eletroquímica e, em seguida, enviar os dados de voltametria para um smartphone. O sistema é capaz de recarregar sua bateria usando uma célula solar.

O drone já foi empregado para a detecção de chumbo (Pb2+) em um reservatório na Região Metropolitana do Recife. Para avaliar seu desempenho em relação à exatidão e precisão, um método de referência baseado em espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) foi aplicado, e os resultados obtidos por ambos os métodos não apresentaram diferenças estatísticas.

O Lab-on-a-Drone possibilita alcançar locais de difícil acesso e monitorar atividades potencialmente poluidoras em corpos d’água distantes. “Os resultados são promissores. O sistema pode ser usado por governos e organizações sem fins lucrativos para monitoramento de águas ambientais, de forma rápida e com baixo custo, garantindo dados precisos para a tomada de decisões”, afirma Vagner.



Deixe um comentário

SOBRE PPG QUÍMICA UFPE

Para informações completas sobre o Programa, acesse ufpe.br/ppgquimica

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora